quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Vivência Terapêutica


Em 14 de Setembro, a voluntária Acácia Y Castro realizou uma vivência terapêutica com os idosos do Reviver. Segundo a psicopedagoga, a atividade - realizada uma vez por mês - busca o "melhor ser" e o "aprender a ser".
Através dos mais variados exercícios lúdicos, busca-se o" bem estar" físico, emocional e espiritual do idoso. Acácia afirma que o foco principal é levá-los à percepção da riqueza do momento em que estão vivendo, para que possam reconhecer-se merecedores e capazes de novas conquistas.
Uma das idosas, a Dona Olívia compartilhou sua experiência: "Eu gostei muito. Ela falou tanta coisa pra nós, foi uma escola!  Podia ser mais do que uma vez por mês."

Fotos da Vivência Terapêutica

Fotos da Vivência Terapêutica




FACILITADORA
Acácia Y Castro à Psicopedagoga clínica e institucional ABPp 11775, pedagoga; terapeuta corporal. 
Experiência com trabalhos realizados em grupos de terceira idade, instituições empresariais e educacionais.
(19) 8216 4144/(19) 2117 7657 ayca50@gmail.com

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Voluntária Homenageada

Desta vez, a voluntária homenageada pelo Reviver é Cida Zanon. A divulgação do nome foi feita em 29 de agosto de 2011 durante a reunião de voluntários.

Cida Zanon, na sede do Reviver.
Confira abaixo uma entrevista com a voluntária:


Como conheceu o Reviver? Por que escolheu esta entidade?

    Conheci o Reviver através da Marina, nós rezávamos o terço juntas na Legião de Maria e ela falou que tinha vontade de fundar tipo um asilo de idosos. E eu disse: "se é para idoso, é comigo mesmo". Eu participei do Reviver desde o começo.

Que atividades você desenvolve no Reviver?


    Sempre foi o Bazar, que foi na minha casa durante cinco anos, primeiro com a Laura e depois com a Doralice. O tempo passa tão depressa! Como eu não posso sair muito de casa porque tenho um idoso para cuidar, a Marina falou: "fica no bazar".

Como você se sente a respeito desse trabalho?

    Eu gosto desse trabalho. É gostoso poder ajudar a pessoa a escolher a roupa, a provar e, se precisa de conserto, eu mesma faço. Às vezes a pessoa não quer levar – ah, ficou meio largo, eu não tenho    costureira – aí eu falo, eu arrumo!

O que é para você ser um voluntário?

    Ser um voluntário é se doar, é trabalhar sem nada em troca. E poder se doar é uma benção que a gente se recebe, pois se estivesse doente não poderia fazer. Parece que sempre dá certo da gente fazer.

Que mensagem ou testemunho você daria para quem ainda não desenvolve um trabalho voluntário?

             Se a gente é um voluntário não tem que fazer aquilo como obrigação, só porque as pessoas estão esperando que a gente faça. Tem que fazer de coração, não é porque é voluntário que pode pensar "ah, não ganho nada, não vou hoje". Tem que ser persistente.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Palestra para Voluntários

Nesta segunda-feira, dia 29/08 durante a Reunião de Voluntários, foi oferecida uma palestra à equipe do Reviver.
Vanessa Barbosa, psicóloga do Centro Médico Campinas, foi responsável pela atividade que teve como tema  "Aspectos Emocionais do Envelhecimento". A motivação principal aos voluntários se deu a partir da tese de que a velhice é um estado de espírito que precisa ser cultivado pela manutenção de uma atividade não só física como social. É nesta manutenção da atividade social onde se encontra o papel do Reviver!
Na ocasião, Vanessa também deu dicas aos voluntários e mencionou o contraste existente entre a animação dos idosos que participam das atividades no Reviver e o isolamento de outros que não tem essa oportunidade de convívio social.
O tema causou grande envolvimento dos voluntários e  alguns inclusive se motivaram a dar depoimentos pessoais.


Vanessa apresenta sua palestra aos voluntários

Voluntários atentos às dicas da psicóloga