quinta-feira, 26 de julho de 2012

PASSEIO NO PARQUE


Reunimos-nos no Reviver nesta quarta-feira, 25 de julho e saímos para curtir uma tarde diferente no Parque Ecológico Prof. Hermógenes F. Leitão Filho: um lugar lindo, que encanta a todos pela simplicidade da beleza natural.
Olhar o ambiente, respirar, jogar conversa fora, tudo para espairecer e curtir o momento. No parque recebemos a visita da filha de dona Irene. Ela aproveitou que nos viu por lá e parou para agradecer o bem fazemos para a mãe dela, que no momento está muito doente.
Então, um bom lanchinho e papo para o ar. Até que, com o tempo fechando e o medo de chover, recolhemos tudo e todos e fomos embora para casa, descansar.
Bem estar diante da natureza

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Canto e vídeo

            Hoje, 11 de julho, recebemos a visita de Daniel, que veio cantar para nós, acompanhado de seu violão. Uma voz forte e o som das cordas que encanta. Assim, além da  apreciação, as músicas provocaram muitas sensações em todos os presentes: Saudade, afago, alegria, paz e algo mais que só os que estavam lá podem dizer.
Muitas reações foram sobressalentes. Percebemos que alguns sentimentos estavam à flor da pele. Alguns se emocionaram com as letras e choraram, outros riram, cantaram e  era possível ver em seus olhos saudosas lembranças;  o que importava era relembrar.
Realmente um dia para revirar o baú e mexer com o emocional de nossos idosos. Depois das canções uma mensagem referindo-se aos heróis e heroínas de todos nós, nossos pais, que um dia envelhecem e se tornam pessoas semelhantes aos nossos avós e aos idosos que convivemos no Reviver.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

O dia 4 de julho, no Reviver, já começou com sorrisos, e nós voluntários sabendo que um simples olhar afetuoso faz bem para os idosos. Dona Irene inclusive ressaltou sua alegria, ao dizer o quão feliz fica em ver rostos jovens convivendo com ela.
  Mais um momento brilhante com Acácia, primeiramente um cumprimento caloroso e belas mensagens no telão com imagens e músicas para embalar a mente dos idosos. Tudo muito utópico, para logo percebermos que os ensinamentos sadios das mensagens já eram intrínsecos nos idosos, afinal, eles já aprenderam tudo aquilo através da própria prática, das inúmeras experiências de vida e que possibilitaram eles a viver. Apesar de não colocarem em palavras seus ensinamentos, seus cotidianos traduzem toda e qualquer sabedoria que, nós jovens, tentamos adquirir em livros e internet.
  Então, colocamos fotos deles mesmos para mostrar quem são as pessoas que acreditamos nas sabedorias e que podem nos ensinar tanto. Foi muito bom observar as reações, alguns com carinha de choro, por lembrar-se de algo que lhe fez feliz; outros um sorriso sutil, mas que transparecia milhares de informações correndo pela consciência. Com tudo isso cantamos juntos, com o vídeo de Dona Cida, e a alegria permaneceu enérgica no ambiente. Aproveitando essa positividade para dar muitas risadas e descontrair, uma brincadeira de vivo-morto; dava para ouvir de longe as gargalhadas e, com certeza, alegrava a qualquer um que estivesse triste.
 Inclusive pudemos aproveitar para mostrar-lhes que a tristeza é muito pequena diante da alegria que podemos sentir. E fomos solidários a tristeza de dona Raquel, que perdeu um filho essa semana, rezamos para que toda a família crie forças e todos os nossos falecidos roguem por nós.
Revendo fotos para reviver momentos

27 de Junho no Reviver


Um dia lindo de sol e mais um encontro no Reviver começou com a fisioterapia dirigida por Mariana. Ela, com um estereótipo frágil mostra-nos a cada dia sua força e inteligência arrebatadores, e é também por isso que compreendemos o carinho especial que todos tem por ela.
Logo em seguida, chegaram as senhoras que vieram trazer a imagem de Santa Isabel e rezar a novena. Momento de calma e um coro de vozes suave que realmente pareciam ter sido feitos para acalentar o coração, tirar-nos do agito cotidiano e convencer-nos de quão bela e vasta é a proteção de Santa Izabel. Apresentamos a casa e oferecemos um lanchinho para as Senhoras, para nossos idosos e para nossos voluntários, de modo que houvesse uma confraternização entre todas as pessoas.
E hoje, mais do que normalmente, foi necessário um tempo razoável para conversarem; jogar papo para o ar e manifestar uma alegria discreta, principalmente quando interferimos e direcionamos o assunto para a palestra do Dr. Jamiro, neste domingo passado. Todos ficaram emocionados ao se lembrar dos ensinamentos que receberam através das mágicas e das historinhas que foram contadas prevendo uma moral e que muitas vezes veio de encontro a lembranças dos idosos. Assim, seguiu-se o testemunho de D. Maura, ela, com sua sutileza e ar sonhador, demostrou as boas lembranças que tem de seu recém falecido marido, mas sem que a tristeza predominasse seu ego.
Como me pedir para lembrar das coisas boas?
se coisas boas são saudades e saudades o que são?” – Filipe Catto
Novena de Santa Isabel no Reviver

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Palestra “Viver Bem com a Idade”


Dr. Jamiro Wanderley e sua esposa, Sueli
Mais um evento promovido pelo Reviver foi realizado na manhã de domingo do dia 24 de junho de 2012 no Salão Paroquial da Igreja Santa Isabel em Barão Geraldo com a palestra do Dr. Jamiro e sua esposa, Sueli, que transmitiram mensagem de forma lúdica, com mágicas e música, onde todos puderam obter informações de como podemos viver bem com a idade a cada dia de vida com compreensão e esperança.
Compareceram mais de 60 pessoas, entre idosos, seus familiares e convidados.
Foi oferecido um café da manhã preparado com carinho pelos voluntários.
A Assistente Social Eloísa fez a apresentação.
No final a idosa Dona Maura disse belas palavras de agradecimento e os idosos ofereceram lembranças para Dr. Jamiro e esposa.
Foi realizada a exposição dos álbuns "Recordando Minha História" que enterneceu a todos.


Exibição dos álbuns produzidos pela voluntária Léa Chagas
Vídeos das atividades podem ser conferidos no Canal do Reviver no Youtube: http://www.youtube.com/user/centroreviver