domingo, 19 de agosto de 2012


Vivência Terapêutica
Ao se aproximar da sala de atividades do Reviver, um coro de vozes ia ficando forte e vimos todos os idosos cantando; bateu uma calma e uma alegria gostosa no coração: “Olê mulher rendera, olê mulher rendar. Tu me ensina a fazer renda que eu te ensino a namorar.” Depois veio um chá, um poema e uma conversa descontraída com a Acácia que aos poucos começou a levar o papo casual para um ensinamento profundo e real da vida. Inicialmente falou-se da morte, quem tem medo dela, porque o medo, porque a saudade de quem se foi e assim os mistérios da vida. Logo os idosos tiveram que pensar em pessoas queridas, que já não estão entre nós, pedir perdão  por algo que possam ter feito e também falar do amor que sentem, agradecendo tudo o que essa pessoa tenha acrescentado na vida. A partir disso uma dinâmica para eles se olharem e posteriormente se tocarem, trocando boas energias e desejando coisas boas aos amigos e companheiros ali presentes.
E como sempre, Acácia encerrou com uma oração, um momento de paz interior e reflexão, para que todos saíssem melhor do que chegaram e, apesar das tristes lembranças que tiveram, que pudessem ir embora de bem com a vida.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Flores de pano

Fisioterapia ao ar livre para renovar os ares, espantar a tristeza e animar a vida com as belezas naturais.
           Logo após o lanche da tarde e a rápida visita dos pais da voluntária Luciana voltamos a mexer com as flores de pano para terminá-las e o momento foi recheado de conversas, bom humor e carinho.
Enquanto isso os homens jogaram um pouco de dominó e voltaram na varanda, agora para conversar, lembrar do passado, se vangloriar pela idade e boa saúde,  e deixar o bom humor acalmar corações aflitos.

Conversas e lembranças


Finalizando as flores de pano








quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Oficina de Artes e Fisioterapia


Para começar bem esta tarde de 1 de agosto, uma aula de fisioterapia com muito bom humor e a simplicidade de olhar o outro e rir, compartilhando o momento e a alegria.
Logo uma boa e descontraída conversa que se estendeu na oficina de artes, um momento propício para boas trocas, convívio e também uma boa oportunidade para cada um perceber e praticar suas habilidades. De tal forma, percebemos uma boa autoestima nos idosos, sendo um grande incentivo e estimulante para eles viverem bem.
No começo não entendiam muito bem como ficaria o trabalho final, mas depois de quase tudo pronto, nós todos pudemos já imaginar e nos encantar com as belas flores que serão quando terminadas.
Alongar o corpo um pouquinho faz muito bem!!


Oficina de artes: Flores de pano