sábado, 22 de setembro de 2012

Coral Vozes de Outono


 Dia 21, no Reviver, a alegria contagiante do coral Vozes de Outono arrancou suspiros, sorrisos e até mesmo algumas lágrimas emocionadas com lindos cânticos de época que marcou a vida e o coração de cada idoso ali presente. Como num passe de mágica tiveram a felicidade das boas lembranças de um passado já tão distante, mas ao mesmo tempo tão presentes que só belas músicas podem proporcionar. Lindas flores foram oferecidas muito gentilmente pelo alegre coral que encantou a todos.
Assim foi a tarde de sarau no Reviver... Muitas emoções e boas lembranças.
Parabéns para a Beth, responsável pelo grupo! (S.F.) 








O Reviver agradece a presença e a alegria trazida pelos amigos do coral Vozes de Outono.

Dia da Beleza


Dia da beleza no Mário Gravas, 19 de setembro, mais um belo dia para deixar as idosas bem à vontade e lindas. O bom tratamento fez parte do acolhimento que deixou todos de bem com a vida e com aquela alegria de se ver bonita no espelho.
O semblante das jovens senhoras foi mudando conforme o tempo ia passando, o tempo do cabelo sendo arrumado, o tempo da unha sendo feita, o tempo de saborear o lanche e o tempo de conversa, aliás, muita conversa mesmo! Em tal altura da vida as idosas não têm do que se preocupar com o que houve no passado ou em causar boa impressão aos outros; se preocupam em ser elas mesmas, e que bom é saber das peripécias da juventude, são muitas historias e fatos que é melhor não serem contadas;  afinal, como dizem por ai, as paredes tem ouvidos!
Cantamos parabéns para as aniversariantes do mês, Zefinha e Maria. Zefinha, com seu jeito sempre radiante e de bem com a vida e Maria com aquele sorriso meigo e sincero. Assim eu (como voluntária) digo com muito orgulho que essa manifestação de carinho que recebemos é que nos deixa felizes, satisfeitos e estimulados para fazer muito mais pelos idosos. (L.A.M.)

Dia da beleza no Mário Gravas Stúdio

Um toque especial de beleza para subir a autoestima


sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Vivência Acácia


Dia 5 de setembro a fisioterapia foi para ativar o corpo e a mente, propondo que os idosos criassem movimentos para aquecer e dinamizar o corpo.
Acácia começou a vivência relembrando a do mês passado, quando ela tratou do assunto morte como consequência natural da vida. E para mexer ainda mais a memória dos nossos idosos Acácia passou de um em um convidando-os a partilhar uma história vivida. Cada um disse sobre uma lembrança, alguns não quiseram contar, talvez por medo, vergonha, não sei... apenas não quiseram e foram respeitados. Foi muito bom ouvi-los, histórias antigas, fatos engraçados, emocionantes ou mesmo tristes. Ocasiões diversas que naquele momento se juntaram para ser uma experiência única de trocas. Contar tristezas para diluir a dor, como se dilui sal em água, partilhar emoções, conquistas e alegrias para apresentar a todos como a vida valeu e vale a pena cada instante que se é vivido intensamente.
Para concretizar as ideias, as historias, as lembranças Acácia pediu para os idosos colocarem as impressões desta tarde no papel, desenhar, escrever ou apenas rabiscar qualquer coisa na folha. Novamente, alguns se recusaram, mas a maioria cedeu e fez alguma coisinha, por menor e mais simples que fosse, tenho certeza que o significado para eles foi grande. Mesmo o fato da recusa pode ter uma carga de significância maior do que conseguimos enxergar.
Para o papel um pedacinho do que vivenciamos esta tarde.

Conversa e Aniversário


Dia 29 de agosto, começamos a tarde conversando sobre o mês do folclore. Assim propusemos aos nossos idosos recordar as lendas do folclore brasileiro, contando o que já ouviram e viveram. Foram muitas histórias, algumas de dar medo, outras engraçadas. Toda essa viagem pelas lembranças revelou uma alegria adormecida, alegria de satisfação em saber que curtiram a infância e a juventude para que agora possam viver sabiamente. Então vieram músicas, essas revelaram ainda mais o caráter cultural dizendo algo específico para os nativos de uma região, dando lições de vida ou mesmo contando verdades obscurecidas.
Voltamos para a sala e comemoramos o aniversário do Seu José e da Dona Almerinda. Que gostoso ver aqueles sorrisos tão sinceros e sentir de perto a vontade que eles têm de viver bem por muitos anos ainda.

Relembrando as lendas do folclore brasileiro

Muitos anos para comemorar!





terça-feira, 4 de setembro de 2012

Tarde da Pizza - 31/08

Sexta-feira, dia 31/8, aconteceu uma homenagem especial a encantadora Dona Olga, mãe da querida Cida Zanon que recebeu o álbum “Recordando Minha História” em nome da mamãe.


No mesmo dia, aconteceu a tarde da pizza, na varanda do Reviver.