sexta-feira, 11 de setembro de 2015

O sono na Terceira Idade

Um sono de qualidade contribui para uma vida mais longa e saudável. O sono não é apenas um momento de descanso. Dormir é essencial para a manutenção do corpo e da mente, pois regula funções vitais no organismo. Um sono profundo, somado a outros hábitos saudáveis, como exercícios físicos e boa alimentação, colabora para que o indivíduo alcance uma expectativa de vida maior.

Segundo a fisioterapeuta e especialista em Medicina do Sono Carolina E. C. de Oliveira, o período de sono regular em adultos é, em média, de 8 horas por noite. No entanto, com o decorrer da idade, o tempo de descanso vai diminuindo e sofrendo algumas alterações.

Na terceira idade, o sono se torna mais leve, o adormecer fica mais demorado, ocorrem interrupções durante a noite e, geralmente, uma noite de sono não chega a oito horas, que é o período recomendado por especialistas.

Nesta fase, as pessoas vão ficando mais baixas, por conta dos encurtamentos musculares que ocorrem nas regiões da coluna cervical e lombar, diafragma e membros inferiores. Fatores biológicos, traumatismos ou hábitos errôneos, também colaboram para a mudança na posição do indivíduo e do seu centro de gravidade. Sendo assim, é indispensável que o idoso mantenha o cuidado diário com a postura e adote medidas saudáveis para dormir, a fim de evitar dores e problemas estruturais — complementa.



Algumas dicas:

Ao se levantar da cama, o idoso deve virar as pernas para o lado em que pretende levantar, apoiar os braços na cama e erguer o tronco. Em casos de repouso na cama por longos períodos é recomendado que mude sempre de posição e seja orientado e incentivado para tal, evitando assim um atrofiamento e o surgimento de úlceras de decúbito.


Ir para cama somente quando tiver sono
O sono no idoso é mais fragmentado e menos profundo, sendo menos concentrado à noite e mais disperso no dia, por conta do ritmo biológico. É importante evitar assistir televisão ou ler um livro deitado, e evitar tomar chás e cafés, pois funcionam como estimulante. É muito importante manter a disciplina e tentar dormir sempre na mesma hora.

Evite ficar encurvado
Recomendamos manter a postura firme. Para não ficar encurvado, o idoso deve deixar os pés um pouco mais afastados e posicionar o quadril alinhado ao tronco, com os pés firmes no chão.

Mês de Agosto

O mês de agosto foi de muita música e cumplicidade


E a música nos acompanhou em todas as semanas de agosto. Recebemos a visita do Grupo Recanto da Vila, Glória e amigos e do grupo do Sr. Ivo. Além disso, a querida voluntária Nina nos prestigiou com seu cavaquinho no final da tarde de muitos encontros. E nossa oficina de Música com a profª Aci tem sido um sucesso. 










Além de muita cantoria, também tivemos muita dança. Todos tiveram a oportunidade de mostrar que é um pé de valsa. 



Comemoramos mais aniversários especiais de idosos e voluntários


Por fim, realizamos nossa reunião mensal de voluntários. Nela, repassamos as atividades e as novidades do mês, dividimos tarefas, planejamos o próximo mês de trabalho, estudamos sobre diversos assuntos relacionados ao envelhecimento e ao voluntariado e compartilhamos experiências. 


E, assim, agradecemos por mais uma oportunidade de acolher nossos idosos e receber pessoas queridas que desejam partilham amor e cuidado.

Até o próximo mês!!!

Informativo: VOLUNTARIADO

TRABALHO VOLUNTÁRIO NA 3ª IDADE AJUDA A COMBATER A DEPRESSÃO

Fazer a diferença na vida de alguém sem esperar algo em troca. Esse é o papel de homens, mulheres e idosos que atuam dedicando seu tempo e talento para causas de interesse social ou comunitário. Mas, a verdade é que esse tipo de trabalho é uma via de mão dupla. Ou seja, os benefícios não são apenas para o bem estar da pessoa que está recebendo carinho e atenção do voluntário.
O indivíduo que realiza o voluntariado também percebe diversos benefícios para o seu dia a dia como o aumenta da autoestima, diminuição da ansiedade e do estresse. Outro benefício é que ele pode ser um aliado no combate à depressão na terceira idade. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 20% da população idosa sofre com depressão. No Brasil, o número gira em torno de 15%.
Esse problema está relacionado com o sentimento de exclusão social. Na terceira idade, a depressão é comum porque pode estar ligada com fatores biológicos, sociais ou psicológicos. Contudo, uma atividade eficaz para a modificação deste cenário é o trabalho voluntário. Ao fazer um trabalho social você consegue construir laços e conhecer diferentes pessoas, o que ajuda a tornar a vida mais divertida e menos artificial.
Mais um benefício é que como através do trabalho social é possível demonstrar suas habilidades e experiências de vida através da ajuda e apoio a outras pessoas, acaba aumentando também a sua motivação para realizar tarefas no dia a dia.
Outros benefícios:
- Melhora a saúde mental e física;
- Cria novas amizades;
- É um passatempo;
- Proporciona prazer;
- Mantém a pessoa ativa;
- Desenvolve suas habilidades;
- Permite adquirir novos conhecimentos.
O trabalho voluntário permite que a pessoa lide com problemas absolutamente incomuns. Além disso, ao se envolver em um trabalho voluntário, você pode exercer funções diferentes das que realiza habitualmente, o que ajuda a melhorar o aprendizado e estimular o funcionamento da memória.


Mês de Julho

Mais um mês de muito trabalho e carinho

Temos muito para compartilhar sobre o mês de julho...
Iniciamos recebendo visitas mais que especiais que fizeram de nossas oficinas um momento de descontração e aprendizagem. O Reviver agradece por cada participação e por nos ajudar a tornar nossa missão uma realidade.

Tivemos a participação do palhaço Brechó, trazendo sorrisos e encanto




Tivemos mais uma visita de nossa querida amiga Glória e seu grupo. Cantaram e encantaram os idosos com músicas de diferentes épocas que trouxeram à tona memórias especiais.


Lanchamos, compartilhamos momentos, dançamos, gargalhamos, dividimos história...




Comemoramos mais aniversários...


E planejamos novas atividades na reunião de voluntários