A voluntária homenageada pelo Reviver, Maria Cristina Pintos Figueiró, teve seu nome divulgado em 27 de junho de 2011, na reunião de voluntários.
|
Voluntária Cristina na sede do Reviver |
Confira abaixo o depoimento da voluntária:
Meu nome é Cristina, estou no Reviver há cinco anos.
Conheci o Reviver através da nossa Presidente, Marina. Estávamos juntas na Legião de Maria, quando fui convidada a participar da entidade.
Escolhi o Reviver para desenvolver o voluntariado porque o idoso na maioria das vezes fica excluído da sociedade em que vivemos, carente de amor, carinho e respeito. Percebi que a entidade seria um canal onde poderia desenvolver um trabalho que realmente resgatasse a dignidade do idoso.
As atividades das quais faço parte na entidade são: organização das oficinas, entrar em contato com os idosos, voluntários, sócios , avisar dos eventos em geral, atendimento do telefone e da portaria e leitura da ata para voluntários.
A respeito do trabalho desenvolvido me sinto muito feliz, uma vez que nossa atuação está atingindo seu objetivo maior que é resgatar a dignidade do nosso idoso e constatar o quanto os mesmos estão entrosados entre si. Passo a passo estamos resgatando a dignidade do nosso idoso e isto se deve principalmente às atividades desenvolvidas junto às oficinas.
Quanto à nossa ação junto aos idosos, observamos o sentimento de retribuição dos mesmos, o quanto se sentem alegres com nossa participação e o quanto cresceram em termos de integração entre si.
Podemos ressaltar que nossos idosos quando chegaram na entidade eram pessoas muito retraídas, não conversavam entre si e com os demais. Hoje se percebe o quanto estão entrosados entre si, demonstrando um semblante mais sereno, mais alegre, enfim, fizeram laços de amizade na entidade.
Sinto que como voluntária estou contribuindo para uma sociedade melhor, mais acolhedora. Ao nos unirmos com outras pessoas fazemos o bem ao nosso próximo e sentimos o quanto podemos ser úteis para com aqueles que precisam de nossa atenção.
Não tem uma experiência específica que mais tenha me emocionado na vivência do voluntariado, já que todos os dias de trabalho são muito significativos aos vermos o crescimento dos idosos como ser humano e também descobrindo novas habilidades nos mesmos. Esse resultado deve-se ao ótimo desempenho da equipe de trabalho do Reviver.
É muito gratificante saber que podemos manifestar nossos dons, nosso amor, carinho e respeito ao outro. Também acabamos descobrindo nossas potencialidades e assim despertamos no outro a sua importância como ser humano. Enfim, nos colocarmos a serviço do nosso próximo.
Em breve outros voluntários também serão homenageados!