O dia 4 de julho, no Reviver, já começou com sorrisos, e nós voluntários sabendo que um simples olhar afetuoso faz bem para os idosos. Dona Irene inclusive ressaltou sua alegria, ao dizer o quão feliz fica em ver rostos jovens convivendo com ela.
Mais um momento brilhante com Acácia, primeiramente um cumprimento caloroso e belas mensagens no telão com imagens e músicas para embalar a mente dos idosos. Tudo muito utópico, para logo percebermos que os ensinamentos sadios das mensagens já eram intrínsecos nos idosos, afinal, eles já aprenderam tudo aquilo através da própria prática, das inúmeras experiências de vida e que possibilitaram eles a viver. Apesar de não colocarem em palavras seus ensinamentos, seus cotidianos traduzem toda e qualquer sabedoria que, nós jovens, tentamos adquirir em livros e internet.
Então, colocamos fotos deles mesmos para mostrar quem são as pessoas que acreditamos nas sabedorias e que podem nos ensinar tanto. Foi muito bom observar as reações, alguns com carinha de choro, por lembrar-se de algo que lhe fez feliz; outros um sorriso sutil, mas que transparecia milhares de informações correndo pela consciência. Com tudo isso cantamos juntos, com o vídeo de Dona Cida, e a alegria permaneceu enérgica no ambiente. Aproveitando essa positividade para dar muitas risadas e descontrair, uma brincadeira de vivo-morto; dava para ouvir de longe as gargalhadas e, com certeza, alegrava a qualquer um que estivesse triste.
Inclusive pudemos aproveitar para mostrar-lhes que a tristeza é muito pequena diante da alegria que podemos sentir. E fomos solidários a tristeza de dona Raquel, que perdeu um filho essa semana, rezamos para que toda a família crie forças e todos os nossos falecidos roguem por nós.
|
Revendo fotos para reviver momentos |