terça-feira, 3 de março de 2015

Pesquisa para melhorar a qualidade de vida dos idosos

Boa tarde, pessoal!!!

Convidamos vocês para assistir uma reportagem que passou recentemente na Globo.
Diz respeito a uma pesquisa - feita pelo Centro de Pesquisa sobre o Envelhecimento do Rio de Janeiro  - que visa melhorar a qualidade de vida dos idosos dentro de casa, fazendo adaptações e prestando atenção a pequenos detalhes que podemos mudar em nossas casas para priorizar a saúde e a integridade do idoso.
É uma notícia super interessante para familiares e cuidadosos de idosos. É bem curtinho, tem 6 minutinhos apenas.

Segue o link com a reportagem

Ótima semana a todos!!!



SAÚDE DO IDOSO: DICAS PARA MANTER A SAÚDE E BEM ESTAR

Boa tarde a todos!!
Além das postagens que fazemos frequentemente para atualizar a comunidade e divulgar nossas atividades no Reviver, decidimos iniciar também com postagens informacionais referentes, sobretudo, a saúde dos idosos. São postagens bem curtas com informações básicas que podem ser úteis para familiares, cuidadores e os próprios idosos.

***   ***   ***   ***   ***   ***   ***   ***   ***   ***   ***   ***

Melhorar a qualidade de vida dos idosos é possível, mesmo para aqueles que estão fisicamente mais frágeis. A saúde é uma responsabilidade pessoal, cabendo ao idoso e aos familiares buscarem por alimentação, atividades físicas e modo de vida adequados, evitando hábitos e comportamentos que prejudiquem o envelhecimento saudável. Com o auxílio do "Guia da Pessoa Idosa - Dicas e Direitos", seguem algumas dicas importantes:

MOVIMENTE-SE: ande em casa, no quintal, no bairro. E antes de iniciar qualquer atividade física, faça primeiro uma avaliação médica para saber quais são suas limitações e expectativas. Evite ficar sentado por muito tempo e dormir sentado no sofá. A postura inadequada pode trazer dores e outros comprometimentos físicos.

TOME SOL: O sol aumenta a quantidade de vitamina D no organismo, necessária para absorção do cálcio (que entra na composição dos ossos). Porém, atenção com o excesso de exposição ao sol, tem que ser antes das 10h ou depois das 16h, por aproximadamente 10-15 minutos.

ATENÇÃO A MEDICAÇÃO: faça calendários ou listas com os medicamentos a tomar. Anote horários e quantidades nas caixas e coloque-as em lugares visíveis e seguros.

Faça EXAMES anualmente, inclusive para prevenir câncer de mama, colo do útero ou próstata. Eles podem identificar riscos e evitar que uma doença piore ou uma nova apareça.

Faça CONSULTAS médicas periódicas: uma visita ao médico pode evitar problemas maiores de saúde. Manter cuidados à saúde é sempre bom e necessário para prevenir e tratar doenças como: hipertensão, diabetes, glaucoma, osteoporose e reumatismo.

Cuidem da ALIMENTAÇÃO: manter uma alimentação leve, a cada 3 horas, com pouco açúcar, fritura e gorduras de má qualidade é bom para todo mundo. Fiquem atentos ás restrições alimentares passadas pelo médico ou nutricionista.

Havendo qualquer dúvida, nunca hesitem em perguntar para algum especialista. Nenhuma pergunta é boba e com a saúde não se brinca!

BOM FIM DE SEMANA A TODOS!!!