Para esta reflexão, contou com aos palestrantes Dr. Jamiro da Silva Wanderley e Suely Lopes.
Dr. Jamiro e Suely além de todas as suas atividades diárias, são voluntários do Reviver.
O Dr Jamiro, com todo seu conhecimento, experiência e carisma conduziu a apresentação mantendo a platéia envolvida, interessada e participativa.
Logo no início enfatizou muito bem o quão gratificante é o trabalho voluntário dizendo: “QUANDO SOMOS VOLUNTÁRIOS NÃO ESTAMOS AJUDANDO AOS OUTROS, E SIM, AJUDANDO A NÓS MESMOS!!!”
No decorrer da palestra, Dr. Jamiro foi citando exemplos de atividades e ilustrando muito bem com algumas brincadeiras e mágicas.
Com uma das mágicas, utilizando diversas argolas, mostrou que com uma única argola nem sempre se faz muito, às vezes esta argola se enrola e rola, mas unindo-as, formando elos de ligação, forma-se grupos, equipes, que podem realizar muito mais em conjunto.
Envolvendo em suas mágicas, as crianças e alguns dos idosos presentes, manteve a platéia motivada, interessada e atuante.
Com os diversos artefatos utilizados nas mágicas, como cordas, flores, lenços coloridos, luzes, e com muita alegria foi mostrando como se pode ter uma qualidade de vida bem melhor, com muita união, sem guardar mágoas, uma vida mais alegre florida, colorida e iluminada.
O Dr. Jamiro destacou o quão importante são os relacionamentos, alimentar sonhos, fantasias, ter em mente que crescer junto é melhor que isolado e que a vida é simples, não precisa de complicações.
E tendo-se uma vida assim, mais tranqüila, mais prazerosa, por que não tentar contribuir e repassar isto adiante !
Doação ao próximo? Algumas pessoas pensaram “Como poderiam fazer isto?”
Ah! Mas o palestrante no decorrer de sua palestra mostrou a todos “como pode se realizar esta doação ao próximo”, e o quanto isto é gratificante.
O Trabalho voluntário!!!!!
Os voluntários devem estar conscientes e comprometidos com as responsabilidades assumidas, e seu tempo de dedicação, com o objetivo de estimular a melhoria da qualidade de vida de todas as pessoas envolvidas.
Ser voluntário é saber compartilhar o que temos de mais precioso: amor, carinho, afeto, conhecimento, tempo e humildade. O voluntariado pressupõe compartilhar o que temos de melhor com as pessoas.
Suely - Encantando e motivando com estórias
A dramatização da Suely desta linda estória emocionou muitas pessoas, contando os detalhes com sua voz meiga e envolvendo a platéia em diversas partes da estória.
A estória narra o diálogo de uma avó com seu neto Felipe, vendo diversos retalhos de tecidos que foram cuidadosamente escolhidos e costurados.
A avó foi contando como cada retalho foi escolhido, qual era a origem de cada um, exemplificando alguns: retalho da roupa do Felipe quando caiu de uma árvore, retalho da roupa de sua bisavó, cada uma das peças, trazendo à tona algum sentimento de recordação e saudade.
As atividades do voluntário o conduzem a vivenciar uma conduta sadia, caridosa e construtiva; a experimentar cada oportunidade de aquisição de novas aprendizagens e novos conhecimentos. Tudo isto aliado à adoção da nova escala de valores em suas vidas, humanizando cada vez mais o seu cotidiano, que nada mais é do que uma Colcha de Retalhos.
Comemoração aniversários do mês de março
E para finalizar esta manhã maravilhosa, foram comemorados os aniversários:
- Dos voluntários Jamiro e Suely
- Dos participantes do Reviver:
- Sra. Francisca;
- Sr. Francisco
- Sr. Guido
“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”
Cora Coralina
Clique aqui para assistir o vídeo de introdução à Palestra