Aproveitando que 20 de março foi o dia da Atenção Á Disfagia, segue nossa postagem de conscientização do problema, que é comum entre idosos!!!
A disfagia é a dificuldade para engolir. Pode ser um sintoma relacionado à alguma doença (por exemplo: AVC, Parkinson, Alzheimer, tumores) ou ser própria do envelhecimento, pois nossa musculatura tende a ficar flácida e a sensibilidade dentro de nossa boca tende a diminuir.
Os sintomas são geralmente tosse e engasgos ao se alimentar, comida parada na cavidade da boca, refluxo nasal enquanto se alimenta, mudança na coloração da pele enquanto come, falta de ar ou mudança no ritmo respiratório, dor ao engolir, perda de peso, mudança da voz ao engolir, sensação de alimento parado na garganta e dificuldades para mastigar.
O propósito fundamental da identificação da causa da disfagia consiste em selecionar o melhor tratamento que pode variar desde o tratamento de reabilitação fonoaudiológica à alteração de consistência dos alimentos para evitar a aspiração do conteúdo para o pulmão causando complicações futuras, como a pneumonia aspirativa.
A disfagia tem tratamento e pode ser minimizada com exercícios adequados e manobras que facilitem à alimentação. O profissional habilitado para avaliar a dificuldade de deglutição e sugerir a conduta mais adequada é o Fonoaudiólogo.
Quem encaminha para tal avaliação é o médico (principalmente neurologias, gastros e otorrinolaringologistas). Na presença dos sintomas da disfagia, procure uma equipe de saúde para os devidos procedimentos.
Vamos divulgar, pessoal!!!