quinta-feira, 23 de abril de 2015

Mês de Abril

Abril já está quase no fim e podemos dizer que foi mais um mês maravilho repleto de atividades e momentos especiais.
Tivemos nossas oficinas tradicionais de exercícios físicos leves, memória, música e artesanato. 

Como todo mês iniciamos com a reunião de voluntários. É nela que os voluntários do Reviver se encontraram em mais uma reunião mensal para retomar as atividades do mês, tomar as decisões e se programar para Abril.



E demos andamento ás atividades....
Jogamos bingo e jogo da memória 

 

Fizemos cartões de PÁSCOA!!


Presenteamos nossos queridos idosos...


Dançamos...


E cantamos...



Até recebemos visitas queridas.




E assim, nos alegramos!!!!

Bom restinho de semana a todos!!!


Para sempre nos lembrar...


E com essa mensagem iniciamos mais uma semana!!!


INFORMATIVO: O QUE É DISFAGIA?


Aproveitando que 20 de março foi o dia da Atenção Á Disfagia, segue nossa postagem de conscientização do problema, que é comum entre idosos!!!

A disfagia é a dificuldade para engolir. Pode ser um sintoma relacionado à alguma doença (por exemplo: AVC, Parkinson, Alzheimer, tumores) ou ser própria do envelhecimento, pois nossa musculatura tende a ficar flácida e a sensibilidade dentro de nossa boca tende a diminuir.

Os sintomas são geralmente tosse e engasgos ao se alimentar, comida parada na cavidade da boca, refluxo nasal enquanto se alimenta, mudança na coloração da pele enquanto come, falta de ar ou mudança no ritmo respiratório, dor ao engolir, perda de peso, mudança da voz ao engolir, sensação de alimento parado na garganta e dificuldades para mastigar.

O propósito fundamental da identificação da causa da disfagia consiste em selecionar o melhor tratamento que pode variar desde o tratamento de reabilitação fonoaudiológica à alteração de consistência dos alimentos para evitar a aspiração do conteúdo para o pulmão causando complicações futuras, como a pneumonia aspirativa.

A disfagia tem tratamento e pode ser minimizada com exercícios adequados e manobras que facilitem à alimentação. O profissional habilitado para avaliar a dificuldade de deglutição e sugerir a conduta mais adequada é o Fonoaudiólogo. 
Quem encaminha para tal avaliação é o médico (principalmente neurologias, gastros e otorrinolaringologistas). Na presença dos sintomas da disfagia, procure uma equipe de saúde para os devidos procedimentos.



Vamos divulgar, pessoal!!!

O DIA DA BELEZA

Quem não gosta de se sentir bem arrumado e caprichar no visual pra passar um dia diferente? 
Pois é... nossos idosos também!! E merecem um dia só pra eles... O DIA DA BELEZA, cedido com amor pelo Mario Gravas Studio


Fizemos uma seleção de lindas (os) modelos para vocês apreciarem. Reparem no sorriso contagiante que esbanjam nos mostrando que o CUIDADO e o CARINHO (com o corpo, com a mente, com o espírito) é o que de melhor podemos oferecer uns aos outros.







 







INFORMATIVO - DIREITO DOS IDOSOS

Os direitos das pessoas com mais de 60 anos não se resumem a poder pegar a fila preferencial ou andar de ônibus de graça. Mas, apesar de o Estatuto do Idoso já ter completado dez anos, a maioria dos brasileiros costuma conhecer apenas esses direitos


Como foi o mês de março para nós

Como todos os outros meses, passou rapidinho, voando!
Mas, mesmo assim, pudemos fazer muitas coisas gratificantes e produtivas.

Março foi regado de sorrisos, canções e carinho. Os idosos se divertiram, compartilharam emoções e nos mostraram como é bom a convivência.



Mostraram também seu lado artístico, ao se dedicarem a preparar as lembranças da Páscoa.
Em clima de descontração fizeram lindos trabalhos.





Aproveitamos como tema "O risco de quedas em idosos" e discutimos sobre a segurança em casa e nas ruas. Eles partilharam suas experiências e juntos pudemos refletir sobre como evitar novos episódios por imprudência.


Realizamos mais uma edição do nosso BAZAR. Sempre cheio de novidades e ótimos preços.
É através dele que conseguimos manter boa parte dos gastos da entidade, por isso preservamos um imenso carinho pelas doações que recebemos.



E finalizamos Março apagando mais velinhas!!! Cantamos os parabéns e presenteamos os aniversariantes: os queridos idosos Francisco, Francisca, Guido e José Evaristo, e as voluntárias Zi e Maria Eliza. É muita gente bonita!!!!
Que Deus continue abençoando a todos grandemente!!!





E assim, encerramos mais um mês, felizes pelos momentos vividos no REVIVER!!!





INFORMATIVO: COMO REDUZIR O RISCO DE QUEDAS


Com o objetivo de evitar acidentes, especialmente na terceira idade, diversos hábitos devem ser adquiridos ou modificados. É importante compreender que essas mudanças significam prudência e inteligência, e não indicativos de velhice. Conscientizar-se dessa realidade é a primeira forma de prevenção.

1) NA SALA OU NO QUARTO
• Ao acordar, levante aos poucos da cama;
• Para não tropeçar, cuidado com objetos deixados no meio do caminho (ex.: cadeiras, móveis, baldes, fio de telefone etc.) e animais domésticos soltos;
• Cuidado com tapetes soltos, de preferência, evite-os;
• Prefira usar móveis com bordas arredondadas;
• Evite colchão e sofás muito macios;
• Mantenha os locais de circulação bem iluminados. Deixe uma luz acesa, caso seja necessário levantar-se à noite para ir ao banheiro;
• Evite excesso de móveis num mesmo cômodo;
• Use sofás e cadeiras com braços para auxiliar os movimentos de sentar e levantar;
• Evite pisos escorregadios (molhados, encerados e outros);
• Evite bancos e cadeiras para alcançar algo que esteja no alto. Se for necessário e sentindo-se seguro, use escadas com faixas antiderrapantes. Se precisar, peça auxílio;
• Cuidado com a altura da cama e das poltronas. Ao sentar, deve ser possível colocar os pés no chão.

2) NO BANHEIRO
• Cuidado com pisos molhados. Use tapetes de borracha ou faixas antiderrapantes;
• Tome banho sentado em uma cadeira, se isso deixá-lo mais seguro;
• Coloque barra de apoio próximo ao vaso sanitário e no local de banho (box).





Para que tiver mais interesse, segue o link de um vídeo disponível no Youtube feito pelos bombeiros. Ele traz várias dicas de segurança que devemos ter em nosso lar para reduzir o risco de quedas em idosos. 


Lembrem-se: Todo cuidado é pouco!!!

Boa noite, pessoal!!!

INFORMATIVO: SAÚDE DO IDOSO - A ALIMENTAÇÃO NA TERCEIRA IDADE


A alimentação da pessoa idosa segue, de maneira geral, os mesmos princípios de dieta saudável recomendada à pessoa adulta jovem. A principal diferença ocorre em relação às calorias, que precisam ser controladas, devido à diminuição do metabolismo e à redução da atividade física. Assim, a pessoa idosa deve:

1) Moderar o consumo de carboidratos (doces e massas em geral), de lipídios (gorduras) e a quantidade de sal;
2) Aumentar a ingestão de alimentos ricos em fibra e de proteína animal (carne magra, como aves sem pele, peixes frescos, leites e iogurtes desnatados e clara de ovo).

3) Manter boa ingestão de cálcio, que é importante para prevenir a osteoporose. Ele é encontrado principalmente no leite e em seus derivados, como queijo, iogurte e coalhada. Também está presente no feijão, vegetais verde-escuros, folhas de beterraba, mostarda e nabo;

>> Coma de 4 a 6x por dia, estabelecendo horários rotineiros para as refeições. Beba, no mínimo, 8 copos de água por dia. A ingestão de líquido é fundamental para manter uma vida saudável e a pessoa idosa, geralmente, sente menos sede.

>>Mastigue bem os alimentos, pois a digestão será facilitada e aumentará o aproveitamento dos nutrientes.


LEMBREM-SE: a alimentação é o primeiro passo para a cura do nosso corpo! Nós somos responsáveis pelo que comemos e pelo que o alimento vai provocar em nosso corpo!!!

CONSULTE SEMPRE UM PROFISSIONAL para discutir restrições alimentares em caso de doenças ou dificuldades em se alimentar. Ele poderá encaminhar para um serviço de NUTRIÇÃO e, se houver dificuldades para se alimentar, encaminhar para um FONOAUDIÓLOGO fazer uma avaliação.
Boa semana a todos!!!