terça-feira, 30 de setembro de 2014

DIA 29 DE SETEMBRO - PALESTRA PARA OS VOLUNTÁRIOS

A segunda metade da vida e seus desafios”
Na reunião de setembro o professor Mauro Amatuzzi  retomou o assunto  do mês  anterior, quando abordou “A primeira metade  da e  vida e seus desafios”. Nesse mês ele falou sobre os desafios da segunda metade da vida. 
Todos puderam participar, fazer perguntas e colocar suas idéias.
Entre os desafios da segunda metade da vida Mauro destacou:
Fecundidade  que significa expandir para o mundo e produzir baseado na própria vida, exercendo o  que foi capaz de aprender: produzir sua história, por exemplo, por meio do álbum de fotos, pintar, cantar, escrever...
Liberdade2ª Adolescência Trata-se da  redescoberta de si próprio, o que faz sentido para si mesmo. Nessa fase, queixas costumam significar fuga de encontrar um novo sentido da vida. Os  idosos podem sentir que deixaram de ser produtivos.  Acontece quando os filhos partem e o ninho está vazio. Nessa idade pode acontecer de casamentos se desfazerem, mudança de religião.   Nas mulheres é comum a depressão e nos homens  depressão e até o infarto. Muitos buscam também realizar  trabalhos.
Desafio da vitalidade - Nessa fase surgem e se reconhecem as  limitações físicas: não escuta direito, sexualidade diminui. Pessoas queridas morrem.  É  preciso entendimento, paciência, compreensão, capacidade de ouvir, acalmar-se. E buscar encontrar vida onde não tem mais vida. Ex:, ver e cultivar flores, ver o por do Sol...  O idoso começa a ser mais tolerante, a ter mais paciência com crianças. Faz meditação. Passa um tempo sem fazer nada, com gratidão à vida. Sabedoria é  saber colher.
Ultimo grande desafio: Desafio da entrega Desafio de morrer bem, se entregar, com gratidão e morrer em paz.  

Nenhum comentário: