quinta-feira, 23 de abril de 2015

INFORMATIVO: SAÚDE DO IDOSO - A ALIMENTAÇÃO NA TERCEIRA IDADE


A alimentação da pessoa idosa segue, de maneira geral, os mesmos princípios de dieta saudável recomendada à pessoa adulta jovem. A principal diferença ocorre em relação às calorias, que precisam ser controladas, devido à diminuição do metabolismo e à redução da atividade física. Assim, a pessoa idosa deve:

1) Moderar o consumo de carboidratos (doces e massas em geral), de lipídios (gorduras) e a quantidade de sal;
2) Aumentar a ingestão de alimentos ricos em fibra e de proteína animal (carne magra, como aves sem pele, peixes frescos, leites e iogurtes desnatados e clara de ovo).

3) Manter boa ingestão de cálcio, que é importante para prevenir a osteoporose. Ele é encontrado principalmente no leite e em seus derivados, como queijo, iogurte e coalhada. Também está presente no feijão, vegetais verde-escuros, folhas de beterraba, mostarda e nabo;

>> Coma de 4 a 6x por dia, estabelecendo horários rotineiros para as refeições. Beba, no mínimo, 8 copos de água por dia. A ingestão de líquido é fundamental para manter uma vida saudável e a pessoa idosa, geralmente, sente menos sede.

>>Mastigue bem os alimentos, pois a digestão será facilitada e aumentará o aproveitamento dos nutrientes.


LEMBREM-SE: a alimentação é o primeiro passo para a cura do nosso corpo! Nós somos responsáveis pelo que comemos e pelo que o alimento vai provocar em nosso corpo!!!

CONSULTE SEMPRE UM PROFISSIONAL para discutir restrições alimentares em caso de doenças ou dificuldades em se alimentar. Ele poderá encaminhar para um serviço de NUTRIÇÃO e, se houver dificuldades para se alimentar, encaminhar para um FONOAUDIÓLOGO fazer uma avaliação.
Boa semana a todos!!!

Nenhum comentário: