sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Informativo: VOLUNTARIADO

TRABALHO VOLUNTÁRIO NA 3ª IDADE AJUDA A COMBATER A DEPRESSÃO

Fazer a diferença na vida de alguém sem esperar algo em troca. Esse é o papel de homens, mulheres e idosos que atuam dedicando seu tempo e talento para causas de interesse social ou comunitário. Mas, a verdade é que esse tipo de trabalho é uma via de mão dupla. Ou seja, os benefícios não são apenas para o bem estar da pessoa que está recebendo carinho e atenção do voluntário.
O indivíduo que realiza o voluntariado também percebe diversos benefícios para o seu dia a dia como o aumenta da autoestima, diminuição da ansiedade e do estresse. Outro benefício é que ele pode ser um aliado no combate à depressão na terceira idade. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 20% da população idosa sofre com depressão. No Brasil, o número gira em torno de 15%.
Esse problema está relacionado com o sentimento de exclusão social. Na terceira idade, a depressão é comum porque pode estar ligada com fatores biológicos, sociais ou psicológicos. Contudo, uma atividade eficaz para a modificação deste cenário é o trabalho voluntário. Ao fazer um trabalho social você consegue construir laços e conhecer diferentes pessoas, o que ajuda a tornar a vida mais divertida e menos artificial.
Mais um benefício é que como através do trabalho social é possível demonstrar suas habilidades e experiências de vida através da ajuda e apoio a outras pessoas, acaba aumentando também a sua motivação para realizar tarefas no dia a dia.
Outros benefícios:
- Melhora a saúde mental e física;
- Cria novas amizades;
- É um passatempo;
- Proporciona prazer;
- Mantém a pessoa ativa;
- Desenvolve suas habilidades;
- Permite adquirir novos conhecimentos.
O trabalho voluntário permite que a pessoa lide com problemas absolutamente incomuns. Além disso, ao se envolver em um trabalho voluntário, você pode exercer funções diferentes das que realiza habitualmente, o que ajuda a melhorar o aprendizado e estimular o funcionamento da memória.


Nenhum comentário: