sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Vivência Acácia


Dia 5 de setembro a fisioterapia foi para ativar o corpo e a mente, propondo que os idosos criassem movimentos para aquecer e dinamizar o corpo.
Acácia começou a vivência relembrando a do mês passado, quando ela tratou do assunto morte como consequência natural da vida. E para mexer ainda mais a memória dos nossos idosos Acácia passou de um em um convidando-os a partilhar uma história vivida. Cada um disse sobre uma lembrança, alguns não quiseram contar, talvez por medo, vergonha, não sei... apenas não quiseram e foram respeitados. Foi muito bom ouvi-los, histórias antigas, fatos engraçados, emocionantes ou mesmo tristes. Ocasiões diversas que naquele momento se juntaram para ser uma experiência única de trocas. Contar tristezas para diluir a dor, como se dilui sal em água, partilhar emoções, conquistas e alegrias para apresentar a todos como a vida valeu e vale a pena cada instante que se é vivido intensamente.
Para concretizar as ideias, as historias, as lembranças Acácia pediu para os idosos colocarem as impressões desta tarde no papel, desenhar, escrever ou apenas rabiscar qualquer coisa na folha. Novamente, alguns se recusaram, mas a maioria cedeu e fez alguma coisinha, por menor e mais simples que fosse, tenho certeza que o significado para eles foi grande. Mesmo o fato da recusa pode ter uma carga de significância maior do que conseguimos enxergar.
Para o papel um pedacinho do que vivenciamos esta tarde.

Nenhum comentário: